UM PEDIDO CONSTRANGEDOR?
O Movimento Federalista é um dos que integram o Convergências, uma coalizão de movimentos civis, entidades associativas e ativistas operando pautas em comum, e uma das mais importantes é, sem dúvida, pelas eleições honestas, com voto auditável.
Várias providências estão sendo tomadas judicialmente, além das ações de rua e protestos pelas redes sociais. Uma destas providências é de grande importância e qualquer brasileiro pode atuar, muito facilmente, sem nenhum risco ou custo: solicitar ao juiz de sua zona eleitoral uma certidão ou documento que o valha explicando como será feito o escrutínio dos votos. O documento lembra ao juiz que o escrutínio deve obedecer aos princípios de publicidade dos atos públicos e o escrutínio é um deles. Caso o juiz não responda ou responda de forma a contrariar a Constituição (art. 37), caberá um Mandado de Segurança.
A ideia partiu da Dra. Miriam Gimenez, advogada militante em Campo Grande/MS, atuante no Convergências, que elaborou e disponibilizou tal documento, para que todo brasileiro interessado em ter o voto impresso ou na cédula ajude na luta para que isso ocorra já nas eleições de 2018. E o disponibilizamos aqui também, no Movimento Federalista. Basta clicar aqui e seguir as instruções no próprio documento. Faça a sua parte. O Brasil e o seu futuro agradecem.
O Convergências é coordenado por Thomas Korontai, e o Movimento Federalista apoia as suas ações.
No vídeo adiante ele explica melhor sobre essa iniciativa:
Comentários